Caro amigo, voce é mais jovem que eu, mas é de uma boa geração, que conheceu os primeiros computadores pessoais, como os desejaveis tk 80 e tk 85, passando pelos prologicas cp500 e 400color e os MSX's maravilhosos. Essa geração programou em assembler dos Z-80 e se encantou com o Amiga de 32 bits numa epoca que os pc's tinham parcos 16. Usamos o DOS e o windows 3.1. Trabalhamos com Basic, Pascal, Fortran, Cobol. Por tudo isso sabemos o que é um bom software e hardware.
Se um Mac é um equipamento superior é porque soft e hardware são perfeitamente casados. Se o windows é por enquanto o mais usado é porque fabricantes de pc's e periféricos desenham suas maquinas sobre medida do SO. Quando se fala que o linux é bugado, isso é devido a distribuições linux tremendamente mal elaboradas (satux e cia)... Mas o linux em si é o estado da arte dos SO's. Melhor inclusive que o pai-de-todos UNIX, porque seu codigo é constantemente revisado pela comunidade. Pense em distribuições como Suse, Ubuntu, Mint, Chrome OS, Android e forks associados dentre outros. Essas distros são para os usuarios basicos... Quanto a software de produção, pense em qualquer um que tenha no Win, haverá vários equivalentes para linux, que fazem as mesmas coisas usando caminhos diferentes. Mas somente o Linux te dá a liberdade de ir além do software. Ele te dá acesso aos meandros do sistema. Voce decide o que ele tem que fazer.
As pessoas pensam que o windows é pratico, mas não é. Ele te consome tempo e te dá pejuizo. Quem nunca formatou uma maquina win, como alguem que faz uma sangria para curar um resfriado? Firewalls, anti-virus, otimizadores de memoria... Todos pagos e que deixam seu computador mais lento... Realmente frustrante.
A tendencia no futuro parece promissora. Estamos caminhando para uma era em que os serviços são pagos e não mais o software. Que o código aberto permite uma colaboração mais dinâmica. Que um SO é irrelevante e que a web é um proprio SO. A historia é uma linha ferrea e quem perder esse bonde não terá outro para aguardar.