domingo, 21 de agosto de 2011

Ainda sobre o império dos idiotas.

O nosso organismo tem uma fisiologia básica. Se estamos com fome, sentimos o incomodo dela em nossos corpos. Chega a tal ponto que fazemos de tudo para satisfazer nossa vontade. O mesmo não acontece se temos ignorância !!! Não existe a necessidade fisiológica de conhecimento. Imagina se ignorância matasse?

Meu problema é o humor. E hoje minha paciência estava bastante limitada. Vamos a um exemplo prático que ignorância eh um grande prejuízo para toda a sociedade. Os engenheiros dimensionam o mundo por um fator de 3 ou 4 vezes maior que o calculado. Não estou falando de um acréscimo de 25%, mas de 400%!!!
Eles chamam isso de "margem de segurança". O que poucos sabem eh que está incluído nessa margem, o fator "alguém vai fazer uma merd@!". Isso eh dinheiro pagando pela nossa burrice.

E quem nunca ficou travado na fila do caixa eletrônico? Você só vai sacar
... mas alguém na sua frente ira pagar todas as contas, fazer transferência, verificar extrato... te queimando 20 a 30 minutos de sua paciência, por algo que você não iria levar mais de 45 segundos. Olha, digo por experiência própria. Ja fiz transações eletrônicas em celular comum (não tô falando de smartphones) que instalam java, e são 2G. Quem tem conta em banco e acessa caixa eletrônico tem com certeza um celular assim.

E por que então as pessoas não fazem transação pelo telefone? Pura ignorância. Ou por acha que eh inseguro (como se você estivesse mais protegido na agência), ou por não conseguir usar o celular para tal fim. Seja como for, esses são exemplos banais, mas que somados entravam a todos nós.

Então, por que não temos "fome" de conhecimento. Por que são poucos que querem aprender? Por que a educação deve ser forçada, obrigada? Podíamos ter necessidade fisiológica de saber. Será que poderíamos criar um vírus, uma doença que nos debilitasse se não estudássemos?