domingo, 17 de abril de 2011

Carta Aberta à sociedade dos idiotas.

Todos nós temos dia em que estamos indignados com tudo. Nesses momentos, refletimos sobre todos os aspectos to cotidiano.

Fiquei com remorso em dar descarga, lavar vasilha, molhar a grama, com a preciosa água. Afinal o mundo eh coberto por 2/3 de agua né? Então pra que se importar? E o aquecimento global? Bobagem... eu tenho todo o conforto do mundo... nem percebo esse calorzão.

Não se sinta culpado por ser idiota. Afinal todos somos. Eu me incluo nessa massa. Mas tem dias que eu me revolto com essa situação.

Vamos olhar duas grandes fontes de fabricação de idiotices: a televisão e a internet. No Brasil ja não tínhamos muita saída. Mas agora até o programa Roda Vida, que tem um dos menores índices de audiência da tv brasileira (o que eh um sinal de bom gosto), mudou seu formato e agora eh conduzido pela atriz que se diz jornalista, Marília Gabriela. Então eh isso e ponto final. A maré da idiotice derrubou mais um baluarte. Ok, mas até a consagrada BBC também está nessa "onda". O premiadíssimo Discovery Channel está com uma programação lastimável, típico pinga-sangue! E na onda seguem o National Geographic e o History. O que antes era só o trabalho de trocar de canal, eh hoje um processo de garimpagem.

Fui recentemente ao cinema e vi quase consecutivamente dois filmes: Batalha de Los Angeles e Sucker Punch. Gosto não se discute, mas ofender a inteligência em detrimento da pura diversão descompromissada, eh outra coisa. O primeiro filme se comprometeu em mostrar uma perspectiva de uma invasão alienígena por parte dos militares. Uma ótica interessante, mas ridiculamente abordado num filme que quis ser sério. Não vou contar os detalhes da película, mas se colocassem o Steven Seagal ou o Van Daime como protagonista, saberia o que esperar e ficaria até descontraído. Mas muitos espectadores gostaram e se divertiram. Recomendaram e reviram o filme, que cumpriu seu objetivo: ser um blockbuster.

Já o segundo, no meu humilde ponto de vista, eh uma obra de arte pop do Zack Snyder. Mas no meio do filme, uma audiência de jovens começou a abandonar a sala... triste.... pois o filme exige que o espectador PENSE. Acho que eh pedir demais.

A internet nasceu nas mãos de sumidades, e eh hoje o próprio mar da ignorância. Eh como papel pega moscas. A informação está nela, logo os apedeutas vem na fonte. Se esses incautos tivessem tido estrutura intelectual para assimilar a informação, seria perfeito, pois teríamos uma resenha de ideias, maceradas como vinho, curtido no tempo em barris de carvalho. Na verdade temos reproduções de conteúdo pseudo-intelectual, que piora a cada cópia como uma xerox da xerox da xerox. No final a informação se degrada com num efeito entrópico. Aqui lanço defesa em prol do Google. Poderiam eles até serem os culpados dessa situação, mas entendo eu que a nobre missão do Google eh a indexação de toda a informação do planeta. Será que no fundo, o google não vise apenas o banal dinheiro e poder? Ou seriam aquela turma de Mountain Hill um bando de nerds hippies, se é que esse cruzamento possa existir? Essa empresa investe muito além da pesquisa na web. Há projetos para controlar os gastos com energia elétrica, e até a produção de veículos inteligentes. Se você compra um produto do Google, eles te dão autorização para literalmente fuçar neles sem perder a garantia. Que empresa te dá essa liberdade?

Hoje se fala muito de Facebook e ferramentas sociais. Além de ser um canal para oportunidades de negócios e até mesmo para levantes políticos, essas tais ferramentas são mais para perdermos nossos tempo com frivolidades. Mas mesmo assim gente que se diz formadores de opiniões dão uma hiper valorização ao papel do Facebook, dizendo que esse eh uma ameaça ao tipo de negócio do Google. Com certeza deve ser verdade, pois a sociedade dos idiotas precisa mais de uma ferramenta de procrastinação que uma de informação e pesquisa. Eu pergunto? Em que me faria falta o fim do Facebook? E para você?

Não vamos longe. A pesquisa cientifica no mundo todo virou um comércio. Posso ser leviano neste levantamento, mas com base no que sei do que leio nos diversos ramos acadêmicos, se somarmos toda a produção cientifica no mundo, creio que nem 2% realmente se prese a dizer que eh um trabalho sério, de vanguarda e que contribui com o avanço científico. O resto é o óbvio e ululante, só trivialidades. A produção científica deu um salto gigantesco nos últimos 20 anos, mas a qualidade é tremendamente questionável.

Por fim, é fato, o mundo vai acabar. O motivo não são esses que estão na mídia. A culpa é de nós idiotas. Não vamos fazer nada para mudar, porque idiota não pensa e muito menos gosta de mudanças. Estamos prestes a sediar uma copa do mundo. Para tanto precisamos investir em infra estrutura. Nós palhaços sabemos que isso só será feito bem próximo do evento, para honerar ao máximo os custos das obras e superfaturar tudo, e no final ficar meia boca, remendado, como sempre. Todo mundo sabe disso, mas ninguém vai fazer nada.
Todo mundo sabe tambem que o Planeta está ameaçado, mas quem eh que faz a sua parte? Eu não faço, não tenho subsídios para isso. A gente tem que investir tempo e dinheiro para sermos energeticamente (e socialmente) mais eficientes. Eu só posso chilicar como peixe fora d'agua. Então eh isso pessoal. Somos nós e mais duas gerações pra frente, no máximo. Portanto vamos sentar, abrir uma garrafa de uma boa bebida, e apreciar, pois deverá ser um belo espetáculo.

Bom, hoje estou revoltado, mas amanhã já estarei de bom humor e voltarei a ser mais um idiota. Me sentirei mais normal.